Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras
TORNE-SE SÓCIO APEO

Descarregue o documento em pdf, preencha e envie para a respectiva direcção.

FICHA DE INSCRIÇÃO

O que somos

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras – APEO - é uma Associação com fins científicos, fundada em 30 de julho de 1997; que visa o desenvolvimento profissional da Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.

Pretende sensibilizar os Enfermeiros Especialistas de Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) para uma participação proactiva, capaz de inovar, melhorar e alargar a nossa intervenção na comunidade nacional e internacional e contribuir para um desenvolvimento profissional autónomo.

A nossa participação efectiva em organizações de âmbito internacional e europeu – nomeadamente na ICM e EMA - pretende promover uma informação actualizada no sentido de orientar as nossas práticas, assim como uma partilha capaz de contribuir para o desenvolvimento da saúde da mulher e da criança. Queremos também criar uma cultura de parceria com organizações que implementem cuidados de saúde nesta área de forma a promovê-la, divulgá-la e oferecer diferentes opções de escolha.
A qualidade de vida dos cidadãos, na assistência à gravidez, parto e puerpério é a prioridade com a qual nos devemos comprometer., com vista a promover a autonomia e a responsabilização dos Enfermeiros Obstetras na organização e avaliação do seu trabalho.
É inevitável, nas nossas actividades, contribuir para a definição das competências, capazes de regulamentar o conteúdo funcional no exercício autónomo da especialização e, assim, delimitar o campo de intervenção social. Pretendemos uma cultura profissionalizante dos Enfermeiros Especialistas SMO, onde seja evidente a responsabilização, a segurança, o espírito de cooperação, a comunicação, a capacidade de decisão e a afectação de recursos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica é o profissional habilitado com a formação legal, a quem foi atribuido título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para prestar cuidados de enfermagem especializados na área da sua especialidade, sendo o profissional responsável pelos Cuidados de Enfermagem à Mulher e Família, no seu Ciclo Reprodutivo, e ao Recém-nascido, (FIGO/ICM,1990 e ICM,2005).
Ao Enfermeiro Obstetra compete promover, assistir e supervisar os cuidados à mulher e à criança, inseridas na família/comunidade, desenvolvendo parcerias para promover a sua Saúde, a do Recém-nascido e a das Famílias, considerando a gravidez como um acontecimento natural na vida da mulher, de acordo com a sua cultura.

O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica deve assumir, de acordo a ICM (1990):
- Os cuidados autónomos à mulher, família e comunidade em situação de saúde, nos períodos pré-concepcional, pré, intra e pós-natal e ao recém nascido.
- Os cuidados autónomos e interdepedentes à mulher, família e comunidade em situação de doença, nos períodos referidos.
- A intervenção no âmbito do planeamento familiar, em ginecologia, na educação para a saúde e na investigação.
- A utilização de resultados de investigação no planeamento, execução e avaliação de cuidados prestados à mulher, família e comunidade.

Assumimos, assim, um compromisso na melhoria das condições de vida da população, na equidade do acesso da Mulher aos cuidados de saúde, assim como, uma melhoria na qualidade dos cuidados de saúde materna e obstétrica, incentivando os profissionais a dar o seu contributo para os ganhos em saúde.

CONTACTOS - Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras
Morada:
Serviço de Obstetrícia, 5.º Piso
Hospital Garcia de Horta
Av. Torrado da Silva - Pragal
2805-267 Almada
PORTUGAL
NIF 504111167
Telefones:
+351 21 591 97 95
+351 91 849 21 22
+351 91 326 60 66
+351 91 798 55 05
Correio electrónico:
apeo.portugal@gmail.com
apeo.secretariado@gmail.com
apeo.revista@gmail.com
apeo.eventos@gmail.com